Dificuldades com o writing

1. Devido a situações diversas (atitude dos alunos, salto do ritmo da aprendizagem, característísticas do livro, etc.) decidi sistematizar o modo como devemos abordar o ensino e aprendizagem dos nossos alunos do Juv-3.

A ideia é criar uma framework fácil de seguir pelos professores e que ajude os alunos a aprender (e a estudar). Nesta idade os alunos continuam muito “crianças” e meio perdidos. Culpá-los não adianta nada, é preciso ajudá-los, mudando processos de ensino e até alterando metodologias que achávamos ideiais.

2. De cada professor se espera (eu espero!) que se esforce por preparar as aulas convenientemente, fazendo um plano de aula de como deve ensinar a matéria em cada Lesson Plan (mais uma vez recordo que os lesson plans sugerem o que se deve ensinar, cada professor deverá pensar em como ensinar (e é claro que deverá ter conhecimento da matéria e do material sugerido antes da aula começar). Isto parece óbvio, mas nem sempre é seguido, muitas vezes por falta de tempo.  

Espera-se que cada professor ensine do modo que achar mais conveniente tendo em conta a turma, preparando atempadamente e com cuidado cada aula, até porque o livro é novo e tem muitos materiais de apoio e sugestões de abordagens diferentes. Mas o que se pretende é uma framework mais apoiada, mais sistematizada, muito do género do que seguimos com o Juv 1+2.

2. Vou recolher feedback de professores, vou ensinar algumas turmas, estou a estudar minuciosamente o (enorme) material sugerido pelo livro bem como indicações para caminhos a seguir e estou certo de que no próximo ano todos irão achar o ensino do Juv 3 mais certinho e (espero) com melhores resultados.

Ver as normas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *